Notícias

Detran-TO inicia Operação Volta às Aulas para garantir um trânsito mais seguro no retorno às atividades nas escolas

Publicado em 08/03/2022 às 11:01 por Giuliano Vilarins

A Operação Volta às Aulas foi iniciada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) na manhã desta terça-feira, 1º, com uma ação em frente à Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares, em Palmas. A operação, que se estenderá por todo o mês de fevereiro, será realizada nas vias em frente a escolas públicas e particulares na Capital e nos municípios do interior do Estado.


A ação tem a finalidade de reforçar a segurança neste período de retorno às atividades presenciais nas instituições de ensino. Durante a operação, os agentes de trânsito estão conscientizando pedestres e condutores, quando à travessia correta na faixa de pedestre, à necessidade do uso do cinto de segurança, aos riscos ocasionados pelo estacionamento em faixa dupla, à exigência da utilização de equipamentos de segurança e ao transporte adequado de crianças e adolescentes.  


Para a mãe de dois estudantes matriculados na escola, a turismóloga Lilian Soares Rosso, 40 anos, a iniciativa é extremamente positiva porque traz mais tranquilidade aos pais e responsáveis nesse descolamento diário até a instituição de ensino. “Além disso essa ação acaba disseminando ensinamentos que as pessoas levam para outras atividades de seu cotidiano. Todos precisam aprender a se respeitar e dar sua contribuição para um trânsito mais humanizado", disse. 


A diretora da ETI Padre Josimo Tavares, Marialice Thomaz Soares, a operação já traz resultados imediatos, pois fortalece a proteção de alunos, professores e familiares. "Porém de uma forma mais amplia, proporciona maior conscientização sobre convivência social, respeito aos semelhantes, prudência e limites", afirmou.


Segundo o gerente de Fiscalização e Segurança do Detran-TO, Matorama Silva, a ação tem intuito de organizar o fluxo de veículos e orientar pedestres e condutores para a adoção de procedimentos que fortalecem a segurança no trânsito, sempre trabalhando para evitar, na medida do possível, que pedestres e condutores sejam expostos a situações de risco. "Além desta primeira etapa de operação em frente às escolas, temos programada uma série de outras atividades direcionadas à Educação para o Trânsito, ao longo deste ano, junto aos alunos das instituições de ensino públicas e particulares”, explicou.


O Governo do Tocantins, por meio do Detran-TO, atua para proporcionar maior segurança aos cidadãos tocantinenses, desenvolvendo ações direcionadas à conscientização e à adoção de medidas que ampliem a segurança no trânsito e consequente contribuam para a redução de acidentes e preservação de vidas.


Edição: Jorge Valeriano

Revisão Textual: Sualla Marinho   

 

Publicado originalmente por Celso Gick, em publicado: 01/02/2022 13:27:00 , atualizado em atualizado: 02/02/2022 08:29:18

Link: http://www.to.gov.br/detran/noticias/detran-to-inicia-operacao-volta-as-aulas-para-garantir-um-transito-mais-seguro-no-retorno-as-atividades-nas-escolas/1n45tgf4hk0d


Anterior Próxima
© 2024 SIFCON. Todos os Direitos Reservados.