Notícias

Detran/TO realiza mais uma etapa da Operação Volta às Aulas para contribuir com segurança no trânsito nas imediações de escolas

Publicado em 08/03/2022 às 11:11 por Giuliano Vilarins

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) promoveu nesta quinta-feira, 17, mais uma ação da Operação Volta às Aulas, em frente à unidade II do Colégio Militar, em Palmas.


A atividade, desenvolvida pela Gerência de Educação para o Trânsito, com o apoio da Gerência de Fiscalização e Segurança tem a finalidade de contribuir para um trânsito mais seguro nas imediações de instituições de ensino no retorno às atividades presenciais, em Palmas e também nas cidades do interior do Tocantins.  


Nesta semana, além da ação na Unidade II do Colégio Militar, a ação foi promovida na Escola Estadual Castro Alves e na Escola Estadual Elizangela Glória Cardoso. Já na próxima semana, as atividades serão realizadas em instituições de ensino na região Sul de Palmas, e, posteriormente, na região Norte.


Durante a operação, a equipe do Detran/TO organiza o fluxo de veículos e conscientiza alunos e professores em assuntos como a travessia correta na faixa de pedestre, uso do cinto de segurança, riscos ocasionados pelo estacionamento em faixa dupla, utilização de equipamentos de segurança e transporte adequado de crianças e adolescentes. Também estão sendo distribuídas revistas educativas com noções de Educação para o Trânsito.


De acordo com a gerente de Educação para o Trânsito do Detran/TO, Claudineide Lourenço, as campanhas educativas são extremamente importantes porque disseminam noções básicas sobre segurança no trânsito, prevenindo acidentes e preservando vidas. “É um trabalho que precisa ser contínuo, pois pedestres e condutores devem ter consciência de que a segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada e solidária”, explicou.


Neste ano, as campanhas educativas de trânsito terão como mensagem principal a frase: “Juntos Salvamos Vidas”, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 871, de 13 de setembro de 2021.


Além da Operação Volta às Aulas, que prossegue até o final de fevereiro, o Detran/TO irá promover, ao longo deste ano, a ação Detran nas Escolas e, posteriormente, Detran na Praça. Nestas iniciativas serão disponibilizadas informações e orientações sobre Trânsito Seguro, por meio de palestras, apresentações teatrais e atividades lúdicas. O Órgão estadual de trânsito também programa colocar em funcionamento uma mini cidade, que poderá ser instalada em locais públicos, onde crianças e adolescente receberam noções básicas de Educação para o Trânsito.


O Governo do Tocantins, por meio do Detran/TO, atua para oferecer maior segurança aos cidadãos tocantinenses, desenvolvendo ações direcionadas à conscientização e à adoção de medidas que ampliem a segurança no trânsito e contribuam para a redução de acidentes e preservação de vidas.


Edição: Jorge Valeriano

Revisão Textual: Sualla Marinho

 

Publicado originalmente por Celso Gick, em publicado: 17/02/2022 12:10:00 , atualizado em atualizado: 18/02/2022 14:21:37

Link: http://www.to.gov.br/detran/noticias/detranto-realiza-mais-uma-etapa-da-operacao-volta-as-aulas-para-contribuir-com-seguranca-no-transito-nas-imediacoes-de-escolas/54yxymknnp1e


Anterior Próxima
© 2024 SIFCON. Todos os Direitos Reservados.